Medalha 75 Anos
O CERTIFICADO contém simbologias que homenageiam os combatentes bragantinos e aos 75 anos do retorno dos nossos heróis da FEB.
Vajam os detalhes interessantes deste certificado ao lado (decifrando o certificado).
– Em destaque na parte superior temos do lado esquerdo a bandeira do estado de São Paulo e à direita a bandeira da cidade de Bragança Paulista, ambas se encontando no centro do certificado e logo abaixo o logotipo da FEB.
– Ao lado esquerdo o símbolo da associação e ao lado direito o selo comemorativo aos 75 anos do retorno dos febianos à região bragantina.
– As bordas laterais e inferior possuem um total de 47 ornamentos que referem-se ao número de combatentes selecionados para serem enviados para a Itália, sendo que, na parte inferior, os ornamentos laterais estão em cores diferentes, um na cor amarela que simboliza o falecimento do combatente em território estrangeiro e outro na cor branca que refere-se ao combatente falecido dias antes da partida para a Itália.
– Na parte superior esquerda existem 25 capacetes que, somados aos 50 na parte inferior totalizam 75 fazendo menção ao aniversário do retorno dos combatentes bragantinos.
– As quinas na parte superior existem ornamentos com um círculo e dentro os números 10 e 08 em menção ao aniversário do retorno dos febianos à região bragantina.
– Na parte inferior ao centro, uma faixa com os dizeres ´LIBERDADE E DEMOCRACIA´ possui ao seu redor estrelas, totalizando 10. Dessas, oito mais claras e duas mais escuras que simbolizam a data 10 de agosto (10/08).
Medalha Ordem e Progresso
O CERTIFICADO contém simbologias que homenageiam nossos heróis combatentes da FEB e os detalhes interessantes do certificado, clique ao ladoe confira.
– No centro, em destaque, o logotipo de FEB envolto de folhas e frutos simbolizando os combates em áreas rurais.
– Na parte superior, especificadamente no centro da barra mais estreita, existem desenhos de mapas do Brasil, tanto do lado esquerdo (24) quando do lado direito (23), fazendo uma contagem eles somam 47 mapas que homenageiam os pracinhas bragantinos convocados para a guerra, ao lado esquerdo um mapa mais escuro que homenageia o combatente que morreu na Itália e no lado direito um mapa branco homenageando o pracinha que faleceu dias antes do embarque.
– Na barra logo abaixo conta-se 15 ornamentos do lado esquerdo e mais 15 ornamentos do lado direito que, somados aos 15 ornamentos na barra inferior do certificado totalizam 45 ornamentos que referem-se ao ano de 1945 (final da segunda grande guerra).
– Nas barras laterais, ao lado esquerdo existem 10 letras V (Vitória) e ao lado direito somam-se 29 âncoras e na barra menor na parte inferior existem 52 estrelas de cinco pontas que referem-se ao dia 29 do mês de outubro do ano de 1952 (29/10/52), data em que foi fundada a ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES DA ZONA BRAGANTINA.
– Ainda na barra lateral da esquerda consta-se o dizer em Latim “SI VIS PACEM, PARA BELLUM” que em tradução direta para a Língua Portuguesa quer dizer; “SE QUER PAZ, PREPARE-SE PARA A GUERRA”.
– Em marca d´água no canto superior direito existe a imagem extraída da medalha em que um Gavião Real conduz um escudo redondo e ao centro estrelas posicionadas com o Cruzeiro do Sul. A ave é considerada a maior ave de rapina brasileira, o que lhe proporcionou o nome Real, ambos simbolizam a soberania de nossa pátria.
– Ainda com marca d´água, na parte inferior, ao centro, uma estrela de cinco pontas que simboliza o poderio militar nacional, a justiça, a liberdade e a democracia.
– Nas laterais existem duas bandeiras, no lado esquerdo a Bandeira Nacional e ao lado direito a Bandeira do Estado de São Paulo, ambas homenageiam os combatentes do Brasil e de São Paulo (origem da Associação).
Medalha da Liberdade (Honra)
O O CERTIFICADO possui, assim como a medalha, nomes diferentes, Medalha de Honra, para condecorados das forças de segurança e Medalha da Liberdade, para condecorados civis. Seus detalhes possuem simbologias que homenageiam os combatentes e os povos brasileiro e italiano. Clique ao lado e descubra.
– No centro, em destaque, o símbolo da Associação envolto por um escudo de bordas alegóricas, simbolizando as famílias tradicionais ítalo-brasileiras.
– Na parte superior, de ambos os lados, folhas e frutos em menção às cidades e aos produtores rurais nas quais a FEB exerceu suas missões, com um anjo e seu cajado, abrindo os caminhos para a paz. Nas extremidades, envolto as folhas, placas com os dizeres de cada certificado (liberdade, honra) e sentado nas colunas, de cada lado, um anjo em menção de proteger os povos das cidades.
– Nas laterais, colunas romanas em homenagem ao povo italiano. Na parte superior de cada coluna, uma mulher empunhando um cajado de luz, e na outra mão, erguida aos céus, um pergaminho significando a mensagem de libertação e paz. Aos pés da mensageira, bandeiras do Brasil e de São Paulo, homenageando os combatentes paulistas e brasileiros.
– Na parte inferior das colunas, um anjo surgindo de folhas, significando a paz para a região rural (montanhosa) das cidades por onde nossa FEB passou.
– Já na parte inferior, de ambos os lados, um Grifo (leão de asas) que significam a sabedoria e a força. Ao centro, dois anjos segurando a medalha com asas de fundo, simbolizando a liberdade.
Medalha Tributo aos Heróis da FEB
Como o nome diz, esta medalha é uma homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira que bravamente lutaram e venceram, com os aliados, o eixo do mal.
Os detalhes do certificados são interessantes, clique ao lado e conheça.
– No centro, o símbolo da FEB com dois anjos e suas trombetas, anunciando a vitória. Acima do símbolo, 15 estrelas e logo abaixo dos anjos mais 18 estrelas que somam 33, mais as estrelas na parte inferior do certificado, 76, somado aos tijolos que sustentam o certificado, 130 tijolos, totalizam 239 ornamentos que significam o total de dias de atuação da FEB na Itália.
– Na parte superior, de ambos os lados, os anjos estão sentados em trilhos de trem e arames enfarpados, fazendo menção nos trens de transportes de prisioneiros. Logo na sequência, folhas, um soldado adentrando na vegetação protegido por um anjo e por um atirador. e abaixo arames enfarpados significando a delimitação de área.
– Nas extremidades, colunas romanas, em sua parte superior um anjo com uma mão estendida protegendo a ação dos combatentes e na outra uma trombeta que anuncia a vitória que virá (refrão da canção do expedicionário).
– Ao lado esquerdo, no centro da coluna, um brasão com o número 1945, significando o final da guerra e ao lado direito, o mesmo brasão com o número 1952, criação da Associação.
– Mais abaixo, envolvendo as colunas, as bandeiras do Brasil (esquerda) e São Paulo (direita) homenageando os combatentes brasileiros, paulistas e bragantinos. Em meio as bandeiras, de ambos os lados, um capacete em homenagem aos soldados mortos em combate e saindo de trás das colunas, na parte inferior, um leão, significando a força dos bravos pracinhas.
– Na parte inferior, os tijolos (citados no início) que significam, também, a destruição de cidades pelo eixo do mal.
– Uma coluna menor, de cada lado, com uma águia em seu topo, significa as vitórias em Monte Castelo e Montese, com um anjo protegendo a subida dos combatentes.
– Na base das colunas, um exemplar de tanque (blindado) de cada lado, diferentes nos modelos, porém, pertencentes aos aliados.
– Ao centro, uma mesa de sacrifícios com letras formadas de folhas que simbolizam a luta e a vitória dos pracinhas conforme o trecho da canção do expedicionário (Por mais terras que eu percorra, Não permita Deus que eu morra).
Medalha Combatente Luiz Caetano de moura
O Certificado possui simbologias que homenageiam o Combatente que deu nome à medalha e aos agraciados.
Confira os detalhes clicando ao lado (Decifrando o Certificado).
- Em sua parte superior, sobrepostos em uma moldura romana, ao centro, uma faixa com nome de guerra do nosso combatente (Cabo Moura) e aos lados direito e esquerdo, a data de nascimento e falecimento do combatente em pequenas faixas.
- Na extremidade esquerda, flores e, entre as folhas, um anjo debruçado, com sua mão esquerda ao rosto, apreciando a obra. Já ao lado direito, um anjo, em meio as folhas, com sua trombeta, anunciando a obra.
- Na coluna lateral esquerda, em sua parte superior, um pequeno anjo, orando/rezando para proteção dos que estão nesta terra. Mais abaixo, um centurião, simbolizando a guarda de nosso combatente em terra romanas/italianas. Ao centro, de ambos os lados, um combatente com sua corneta, anunciando o retorno do pracinha ao Brasil, para os braços de sua família, são e salvo. Mais abaixo, em meio a folhas e flores, um anjo com seus braços abertos, recepcionando o combatente, saindo de trás de uma faixa com a data de fundação da associação, onde o combatente esteve presente.
- Ao lado direito, no topo da coluna, um anjo em meio ao floral, apenas observando a obra. Abaixo, um símbolo da força romana (deus) observando o nome de quem foi agraciado por este certificado e medalha. Abaixo do combatente e sua corneta, em meio ao floral, um anjo anotando o nome do agraciado, para certificar sua merecimento.
- Na parte inferior, ao centro, a imagem do Combatente (Cabo Moura) em destaque e ao lado esquerdo, a bandeira de sua cidade natal (Bragança Paulista) e ao lado direito, a bandeira do nosso estado (São Paulo). Ao final das bandeiras, ao lado esquerdo o símbolo da FEB e ao lado direito, da Associação. Aos pés da coluna esquerda, um leão simbolizando a coragem, determinação de nosso combatente, e ao lado direito, um cavalo simbolizando a força de nosso herói combatente.
- Na parte interna, entre as colunas e os textos, existem diversas estrelas, como em sua parte superior, dos lados esquerdo e direito, contamos 10 de cada lado (10+10=20), ao centro, uma estrela maior e quatro de cada lado (4+4+1=9), abaixo do texto mais uma sequencia de 10 estrelas ao centro do certificado e na parte inferior, acima das bandeiras, mais 30 estrelas de cada lado (30+30=60). A somatória destas estrelas (20+9+10+60) dá o total de 99, simbolizando a idade em que nosso herói partiu desta terra, cumprindo seu objetivo e deixando seu legado.
Medalha Cruz de Conduta Distinta
Para comemorar os grandes feitos da FEB e a última batalha enfrentada pelos pracinhas entre as localidades italianas de Collecchio e Fornovo di Taro.
O Certificado possui em sua parte superior central as bandeiras do Brasil e São Paulo, homenageando os pracinhas paulistas sob uma coroa de flores.
Em suas laterais, ao lado esquerdo, um anjo guerreiro empunhando uma espada e na outra mão um capacete de guerra. Simbolizando a proteção aos combatentes.
Ao lado direito, um anjo suprindo a tropa com água, vital para o combatente.
A coluna ao lado esquerdo possui na parte superior um candelabro iluminando o logotipo da FEB, seguido abaixo por 5 estrelas, que somadas ao lado direito, totalizam o número 10, homenagem ao dia 10 de agosto. Data da chegada dos pracinhas bragantinos em sua terra.
Um anjo com sua harpa anunciando a data de 1944, em números romanos, simbolizando o início da participação da FEB na Itália, sustentada pelo topo de uma coluna romana.
Em sua parte inferior, um vaso simbolizando a água, essencial para a vida.
Ao lado direito, segue a mesma sequência, alterando apenas o logotipo da Associação e um anjo com sua gaita de fole e abaixo, em números romanos, o ano de 1945, final da segunda grande guerra.
Na parte inferior (rodapé), a esquerda uma imagem de bois puxando uma carroça e ao lado direito, o agricultor colhendo e abastecendo a carroça. Homenageando a região de Collecchio e Fornovo di Taro.
Seguidos de vasos do lado esquerdo e direito, seguidos de anjos, repetindo a menção citada na parte superior do certificado.
Ao centro a imagem da medalha se destacando. Abaixo, do lado esquerdo, a data de fundação da Associação e uma concha com o dizer LIBERDADE seguida por outra ao lado direito com o dizer DEMOCRACIA. As ideologias pelo qual nossos combatentes lutaram na guerra.
Moeda Comemorativa aos 70 anos
Para comemorar os 70 anos da Associação foi criada a moeda e seu certificado que contém detalhes interessantes, clique ao lado e confira.
– Em sua parte superior, bandeiras do Brasil e abaixo ornamentos, de ambos os lados, 20 ao total que somados as estrelas nas extremidades, 46 e aos 4 quadros na parte inferior (coragem, determinação, força, honra), totalizam 70, homenagem aos 70 anos da Associação.
– As estrelas das extremidades somam 46, número de combatentes bragantinos enviados para a Itália.
– Ainda na parte superior, os nomes (Olympio Ferreira Cintra e Luiz Caetano de Moura) dos combatentes fundador e último presidente da Associação. Também, ao lado esquerdo a bandeira de São Paulo e a direita a bandeira de Bragança Paulista, ao topo das colunas.
– Na parte inferior, ornamentos e entre eles, do lado esquerdo o primeiro símbolo usado pela FEB, ao centro uma adaptação do símbolo da FEB e ao lado direito o brasão do 5º exército americano. Abaixo, ao lado esquerdo, a data de criação da Associação e ao lado direito, data comemorativa aos 70 anos.
Certificado de Agradecimento
A Associação também reconhece à quem é parceiro e auxilia a FEB bragantina e contribui, de alguma forma, para a sociedade bragantina, paulista e brasileira.
O Certificado possui poucas simbologias.
– Nas extremidades laterais, em numeração romana, ao lado esquerdo, X VIII MCMXLV, que é a data do retorno dos pracinhas bragantinos (10/08/1945). Ao lado direito, XXIX X MCMLII, a data de fundação da Associação (29/10/1952).