Medalha 75 anos
DECRETO Nº 3.317, DE 25 DE JUNHO DE 2020.
Prefeitura do Município de Bragança Paulista.
A medalha homenageia os bravos soldados da Segunda Guerra Mundial em especial os pracinhas que retornaram para a região bragantina em agosto de 1945.
No entorno da medalha possuem 47 gomos que significam os soldados convocados envoltos a um círculo que os unem. Vale lembrar que esta referência está tanto na frente como no verso da medalha.
Na parte frontal, entre a medalha e o passa-fita, possui um brasão alusivo às famílias e em seu interior a sigla FEB (Força Expedicionária Brasileira).
Ao centro da medalha (frontal), deslocada levemente à esquerda, a imagem de um soldado correndo com seu fuzil e ao fundo a menção de edificações em homenagem as cidades de Montese e Monte Castelo. Símbolo da luta e vitória dos febianos.
Já em seu verso, entre a medalha e o passa-fita, o mesmo brasão com o dizer Secção Bragantina, em homenagem aos combatentes da região.
Continuando no verso da medalha, ao centro, o selo criado pela Associação em homenagem 75 anos do retorno dos pracinhas à região bragantina e logo abaixo as datas; 10.08.1945 – 10.08.2020.
No entorno da medalha, os dizeres referente a homenagem ao retorno dos pracinhas e na sequência, as 47 estrelas, em referência aos bragantinos convocados para a guerra.
A medalha possui uma fita com as cores predominantes branca, seguidas de faixas verdes e amarelas.
A cor branca com o significado duplo; em menção à paz e aos soldados que sofreram no frio extremo em meio a neve que tomava conta dos montes, palco dos maiores combates da FEB.
Já as cores verde e amarela são homenagens ao efetivo brasileiro em terras italianas.
Anverso: em prata, escudo redondo e ao centro a imagem
do combatente se deslocando em velocidade empunhando um fuzil, medalha suspensa por escudo de 17 (dezessete milímetros) com a inscrição F.E.B. ao centro.
Reverso: ao centro selo indicando 75 anos com uma serpente e cachimbo na parte interna, logo abaixo a descrição 10.08.1945 – 10.08.2020 orlado por caracteres versais maiúscula HOMENAGEM AOS 75 ANOS DO RETORNO DOS COMBATENTES BRAGANTINOS DA ITÁLIA, em sua parte suspensa os dizeres SECÇÃO BRAGANTINA.
Fita: a medalha pende de uma fita de gorgorão de seda
listrada verticalmente, de 38mm (trinta e oito milímetros) de
largura e 50mm (cinquenta milímetros) de altura e as listas
estão dispostas da seguinte forma; faixa ao centro de 8mm
(oito milímetros) na cor branca, seguida na direita e na esquerda de uma faixa 3mm (três milímetros) na cor amarelo, na mesma disposição, faixas de 3mm (três milímetros) na cor verde seguidos de faixas da mesma proporção nas cores brancas de 9mm (nove milímetros).
Medalha ordem e progresso
DECRETO Nº 3.317, DE 25 DE JUNHO DE 2020.
Prefeitura do Município de Bragança Paulista.
A medalha, em sua parte frontal, possui formato em estrela, na cor branca, uma homenagem aos exércitos aliados na Segunda Guerra Mundial.
Ao centro, um grande círculo em azul (céu) com estrelas alinhadas em alusão ao Cruzeiro do Sul, homenagem ao brasão de nossa república.
Em segundo plano, atrás da estrela, se localiza um pentágono, em alusão ao poder militar Norte Americano, que influenciou a entrada do Brasil na guerra como aliado.
Nas extremidades do pentágono existem cinco aves (gavião real) que representa a soberania nacional, em nosso caso, o Brasil, a força, a altitude. O gavião real é a maior ave de rapina brasileira e um dos pássaros mais fortes do mundo. Uma homenagem aos competentes febianos que venceram as grandes batalhas no front italiano.
Em seu verso, imagem do logotipo da Associação e os dizeres; Medalha Ordem e Progresso.
A medalha é presa por um passa-fita que tem um listel com os dizeres em latim “SI VIS PACEM, PARA BELLUM” que em tradução direta significa “SE QUER PAZ, PREPARA-SE PARA GUERRA”.
A medalha possui uma fita com as cores branca e azul que homenageiam os bravos pracinhas (com a cor branca) que sofreram pelo frio extremo nas montanhas italianas (hipotermia).
Já a cor azul faz alusão ao Oceano Atlântico e ao Mar Mediterrâneo, árduo percurso dos pracinhas para chegar ao destino, por navios.
E, por fim, um retângulo preso na fita com o logotipo da FEB, homenageando os valorosos soldados.
Anverso: em ouro (amarelo), escudo redondo de 18mm
(dezoito milímetros) com esmalte azul (blau) e ao centro 5 (cinco) estrelas em ouro dispostas no formato do Cruzeiro do Sul sobrepostos por uma estrela de cinco pontas de 40mm (quarenta milímetros) com esmalte branco (alvi), sobrepostos por um pentágono de 32mm (trinta e dois milímetros), orlado em suas extremidades por aves (Gavião Real) em ouro de 13mm (treze milímetros) de largura por 12mm (doze milímetros) de altura, alegoria suspensa por uma faixa de 41mm (quarenta e um milímetros) de largura por 12mm (doze milímetros) de altura em ouro com caracteres maiúsculos SI VIS PACEM, PARA BELLUM.
Reverso: De ouro (amarelo) contendo em relevo, as
seguintes inscrições em caracteres versais maiúsculos, e
figuras simbólicas, assim distribuídas:
a. Logotipo da Associação dos Ex-Combatentes da Zona
Bragantina;
b. Medalha Ordem e Progresso.
Fita: a medalha pende de uma fita de gorgorão de seda
listrada verticalmente, de 38mm (trinta e oito milímetros)
de largura e 50mm (cinquenta milímetros) de altura e as
listas estão dispostas da seguinte forma; faixa ao centro de
12mm (doze milímetros) na cor branca, seguida na direita e na esquerda de uma faixa de 2mm (dois milímetros) na cor azul, na mesma disposição, faixas de 2mm (dois milímetros) na cor branca seguidos de faixas da mesma proporção nas cores azul e brancas de 7mm (seis milímetros) e ao centro figura em ouro (amarelo) de octógono de 10mm (dez milímetros) de largura por 12mm (doze milímetros) de altura com logotipo da F.E.B. (Força Expedicionária Brasileira).
Medalha liberdade (honra)
DECRETO Nº 3.317, DE 25 DE JUNHO DE 2020.
Prefeitura do Município de Bragança Paulista.
A medalha possui um formato em estrela de cinco pontas, em homenagem aos exércitos aliados.
Em sua parte frontal destaca-se o desenho da estrela e círculo feitos por uma corda, significando a união. Nas extremidades da estrela possuem setas (lanças) fazendo alusão aos combates.
Ao cetro, no círculo menor, o símbolo da FEB e nas extremidades do círculo maior, os dizeres; FORÇA, LEALDADE, DISCIPLINA, RESPEITO E HONRA.
Nota-se que o desenho da corda termina em um conjunto de asas (passa-fita) que simboliza a força, visão e a liberdade.
Em seu verso, a medalha possui o símbolo da Associação centralizado e nas extremidades os dizeres da medalha.
Assim como na medalha dos 75 anos, a fita é composta pelas cores Branca, verde e amarela.
A cor branca com o significado duplo; em menção à paz e aos soldados que sofreram no frio (hipotermia) extremo em meio a neve que tomava conta dos montes, palco dos maiores combates da FEB.
Já as cores verde e amarela são homenagens ao efetivo brasileiro em terras italianas.
Medalha Tributo aos Heróis da FEB
LEI Nº 1.830/2023 DE 5 DE ABRIL DE 2023
Prefeitura do Município de Pinhalzinho
Anverso: em ouro, escudo polaco de 40mm (quarenta
milímetros) de largura por 41mm (quarenta e um milímetros) de altura, ao centro em destra imagem de um soldado, a sinistra o brasão da FEB, em chefe ave gavião real e centro de ponta lema em caracteres maiúscula VENI, VIDI, VICI (Vim, Vi, Venci).
Verso: ao centro caracteres maiúsculos MEDALHA
TRIBUTO AOS HERÓIS DA FEB.
Fita: A medalha pende de uma fita de gorgorão de 40mm
(quarenta milímetros) de largura e 50mm (cinquenta milímetros) de altura listrada do centro às extremidades em argante, blau, or e sinople.
Medalha Cruz de Conduta Distinta
DECRETO Nº 001, DE 10 DE MARÇO DE 2025
PODER LEGISLATIVO DE VARGEM/SP
A medalha em sua parte frontal possui um escudo redondo com o símbolo da FEB, uma cobra fumando, sobrepostos a uma cruz que simboliza o respeito aos bravos soldados tombados em combate. Os ramos, folhas e frutos de café simbolizam a força agrária de nosso país, na época, grande exportador deste fruto. Além de homenagear os produtores, em grande parte, italianos radicados no Brasil.
O passa fitas possui um “V” significando a vitória aliada na Segunda Guerra e logo acima, o dizer em latim, DIGNITAS, que em tradução significa DIGNIDADE/HONRA.
As cores da fita, vermelho, verde e branco, homenageiam os italianos (cores da bandeira nacional) e as cores verde, amarelo e branco, a nossa bandeira.
- a) Anverso: em ouro, escudo redondo de 14mm (quatorze milímetros de diâmetro) ao centro a imagem de uma cobra fumando à sinistra, sobreposto de uma cruz de 40mm (quarenta milímetros) orlada por folhas e frutos de café.
- b) Reverso: contendo em relevo, as seguintes inscrições em caracteres maiúsculos, CRUZ DE CONDUTA DISTINTA
c) Fita: a medalha pende de uma fita de seda listrada verticalmente, de 40mm (quarenta milímetros) de largura e 50mm (cinquenta milímetros) de altura, se encontra presa a prendedor de medalhas em metal. As listas estão dispostas da seguinte forma; faixa ao centro de 4mm (quatro milímetros) em Argante, seguida na direita e na esquerda de uma faixa de 4mm (quatro milímetros) em Sinople na mesma disposição faixas de 5mm (cinco milímetros) em Jalde e nas extremidades faixa de 9mm (nove milímetros) em Goles.
Medalha JUBILEU DE PLATINA
DECRETO Nº 001, DE 10 DE MARÇO DE 2025
PODER LEGISLATIVO DE VARGEM/SP
A medalha foi criada para comemorar a Vitória dos pracinhas na Segunda Guerra Mundial (1945-2025). Em sua parte frontal possui um escudo redondo ao fundo, sobreposto de uma espada que juntos, simbolizam a luta e a vitória, cruzada a um fuzil, que simboliza os combates em território italiano. Sobreposta, uma cruz trevolada que simboliza a fé dos combatentes, citada na Canção do Expedicionário, com a cor vermelha predominante (não permita Deus que eu morra, sem que volte para lá) e em destaque, o acrônimo FEB (Força Expedicionária Brasileira).
O conjunto pende por um listel com os dizeres em latim (ANCEPS FORTUNA BELLI) que em tradução direta, significa “a sorte na guerra é incerta”.
Em seu verso, uma estrela homenageando os exércitos aliados e as palavras Jubileu de Platina.
Anverso: em prata, escudo redondo de 25mm (vinte e cinco milímetros de diâmetro) com espada fendida e rifle talhado, sobrepostos por uma cruz em goles de 40 (quarenta milímetros) ao centro, sobreposto de escudo redondo em goles de 15mm (quinze milímetros), em pala caracteres maiúsculos FEB e em chefe listel com caracteres maiúsculos ANCEPS FORTUNA BELLI.
b) Reverso: em pala estrela de cinco pontas orlada por caracteres versais maiúsculos, JUBILEU DE PLATINA.
c) Fita: a medalha pende de uma fita de seda listrada verticalmente, de 40mm (quarenta milímetros) de largura e 50mm (cinquenta milímetros) de altura. As listas estão dispostas da seguinte forma; faixa ao centro de 4mm (quatro milímetros) em Jalde, seguida na direita e na esquerda de uma faixa de 4mm (quatro milímetros) em Sinople na mesma disposição faixas de 5mm (cinco milímetros) em Argante e nas extremidades faixa de 9mm (nove milímetros) em Goles.
Medalha Combatente Luiz Caetano de Moura
DECRETO Nº 68.987, DE 21 DE OUTUBRO DE 2024
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
A medalha em sua parte frontal possui um escudo europeu em alusão às famílias afetadas pela guerra e em sua parte interna, ao lado esquerdo a símbolo da FEB e ao lado direito um soldado carregando seu fuzil, caminhando em alusão ao retorno da FEB para o Brasil.
Em sua parte inferior um listel com dizeres em latim “VENI, VIDI, VENCI” com tradução direta “VIM, VI E VENCI”, frase supostamente proferida pelo general e cônsul romano Júlio César em 47 a.C.
O escudo é carregado por uma águia que simboliza a força, visão e a liberdade.
Já em seu verso, apenas os dizeres da medalha.
As cores de sua fita em verde, amarelo, azul e branco são referência a bandeira nacional que, supostamente, foi encravada no topo das montanhas de Monte Castelo (fato não confirmado oficialmente).
anverso da Medalha: escudo redondo de OURO VELHO (Metal, CMYK 0;9;100;12 /RGB 225;205;0 / PANTONE 605C), de 4mm (quatro milímetros) de espessura, com orla de OURO(Metal, CMYK 0;15;100;5/ RGB 242;205;0 / PANTONE 7405C) de 2mm (dois milímetros), com campo em baixo relevo de 2mm (dois milímetros), onde repousa a efígie do Combatente Luiz Caetano deMoura, de OURO VELHO (Metal, CMYK 0;9;100;12 / RGB 225;205;0 / PANTONE 605C), de 2mm (doismilímetros) de espessura, 29mm (vinte e nove milímetros) de altura e 25mm (vinte e cincomilímetros) de largura;
b) verso da Medalha: escudo redondo de OURO VELHO (Metal, CMYK 0;9;100;12 / RGB225;205;0 / PANTONE 605C), de 4mm (quatro milímetros) de espessura, com orla de OURO (Metal,CMYK 0;15;100;5/ RGB 242;205;0 / PANTONE 7405C) de 2mm (dois milímetros), com campo embaixo relevo de 1mm (um milímetro), onde consta os dizeres em caracteres versais: em chefe:“CABO MOURA”; no abismo: “1921”, e no contrachefe: “2021”, centralizadamente alinhados, em altorelevo de 1mm (um milímetro), de OURO (Metal, CMYK 0;15;100;5/ RGB 242;205;0 / PANTONE7405C), Arial, tamanho 9;
II – fi xação da Medalha: a medalha é fi xada em uma alegoria de três peças, a superiorformada de um retângulo de 2mm (dois milímetros) de espessura, 30mm (trinta milímetros) delargura e 10mm (dez milímetros) de altura de OURO VELHO (Metal, CMYK 0;9;100;12 / RGB225;205;0 / PANTONE 605C), com borda de 1mm (um milímetro) de OURO (Metal, CMYK 0;15;100;5/RGB 242;205;0 / PANTONE 7405C); tendo nos cantos superiores e centro superior, arabescosfi tomórfi cos, e ao centro os dizeres em caracteres versais “HERÓI COMBATENTE”, Arial, tamanho 7(sete), tudo de OURO (Metal, CMYK 0;15;100;5/ RGB 242;205;0 / PANTONE 7405C), e anverso limpo;a peça central formada de um retângulo de 2mm (dois milímetros) de espessura, 30mm (trintamilímetros) de largura e 10mm (dez milímetros) de altura de OURO VELHO (Metal, CMYK 0;9;100;12/ RGB 225;205;0 / PANTONE 605C), com borda de 1mm (um milímetro) de OURO (Metal, CMYK0;15;100;5/ RGB 242;205;0 / PANTONE 7405C), tendo ao centro o Distintivo da FEB de OURO (Metal,CMYK 0;15;100;5/ RGB 242;205;0 / PANTONE 7405C), de 1mm (um milímetro) de espessura, 12mm(doze milímetros) de altura e 10mm (dez milímetros) de largura, e anverso limpo; a peça inferiorformada por um conjunto de folhas de café com um listel brocante com os dizeres em caracteresversais “LUIZ CAETANO DE MOURA”, Arial, tamanho 6,5 (seis e meio), de OURO (Metal, CMYK0;15;100;5/ RGB 242;205;0 / PANTONE 7405C), de 2mm (dois milímetros) de espessura, 20mm(vinte milímetros) de altura e 38mm (trinta e oito milímetros) de largura, e anverso limpo. A peçasuperior é ligada à peça central por meio de duas correntes de cinco argolas de 4mm (quatromilímetros) de diâmetro, a qual é fi xada à peça inferior por duas correntes de seis argolas de 4mm(quatro milímetros) de diâmetro, sendo esta afi xada diretamente na insígnia;
A Medalha de Bravura de Serviço Operacional Canino
A Medalha possui um Regimento Interno 10/25.
Conselho de Honrarias e Méritos
A Medalha de Bravura de Serviço Operacional Canino foi introduzida em outubro de 2025 pela FEB bragantina, para reconhecer a contribuição dos cães de trabalho policial em operações. A Medalha faz parte do sistema de reconhecimento como um “mimo”, sem decreto, mas, com seu regulamento interno da FEB bragantina, votado entre a diretoria e sancionado pelo Conselho de Honrarias e a Presidência.
A FEB bragantina é a primeira Associação/entidade/sociedade a implementar um reconhecimento dessa natureza em toda região.
A Medalha será concedida a Cães que tenham relevantes serviços ou agregado em uma operação declarada específica, de natureza de localização de drogas/entorpecentes, pessoas perdidas, vítimas em mata, localização de corpos ou qualquer ação na preservação da vida humana.
